terça-feira, 29 de junho de 2010

Post Temático

Bom dia!! E vamos ao post temático das terças-feiras!!


Primeiramente obrigada mais uma vez a todo que votaram, e como disse no post anterior o tema escolhido foi: Decoração Simples recebendo amigos.

Começo com dizeres adaptado da Chris Campos, jornalista, criadora do site Casa da Chris e autora dos livros "Casa da Chris" (Editora Record), "Assim te Conquistei" (Versar) e "Almanaque das Festas nstantâneas" (Memória Visual).


O que (NÃO) fazer na hora de receber os amigos para jantares festivos


"Bolar jantares festivos em casa é uma das delícias da vida. A partir do momento em que você escreve no guardanapo o primeiro nome da lista de convidados (as melhores festas começam assim), ou decide o cardápio já com água na boca, está dada a largada para uma seqüência de euforia que pode terminar bem ou bem mal... Sim, porque suas melhores intenções podem, eventualmente, descambar para um desastre sem precedentes. Acontece. E com uma freqüência maior do que as possibilidades de acerto. Mas quase tudo nesta vida tem salvação. Porque saber o que NÃO fazer na hora de receber amigos é tão (ou mais) importante do que saber o que fazer.
Pequenos desastres podem acabar com suas melhores intenções festivas. Testar uma receita inédita (que pode sair péssima) perante uma platéia ao vivo é uma delas. Eu sei que é difícil resistir ao impulso. Eu mesma já fiz isso algumas vezes. E me dei mal. Tudo culpa da “Cozinha da Ofélia”. O programa de receitas, exibido durante todas as manhãs da minha infância, me transformou numa pessoa obcecada por shows de culinária da tevê. Resultado: aos doze anos eu preparava bolos como se estivesse no ar, ao vivo, para uma platéia imaginária, geralmente conduzida pelos aplausos da minha irmã caçula. Por isso aprenda: receita nova, só com testes prévios. A não ser que você não se importe em transformar o jantar num humorístico de quinta.
Ainda no setor cozinha... Jamais encarne a Dona Xepa com força total. Ou seja, em dias de jantares ou almoços especiais eleja um modelo condizente com o evento – mesmo que você passe o tempo todo circulando entre a pia, o fogão e a mesa de jantar. Aventais luxuosos, contudo, são permitidos para evitar respingos na roupa. Nada mais desagradável do que encontrar um anfitrião ou anfitriã-cozinheira (o que é muito hype de uns anos pra cá) em trajes de dia de faxina. Fica parecendo que a pessoa está sofrendo quando deveria estar se divertindo enquanto manobra as caçarolas.
Nunca, de maneira alguma, deixe seus convidados à míngua ao optar por jantares tardios a ponto de provocar desmaios entre os convivas. Se você marcou o jantar para as nove, o tempo permitido para um delay gastronômico é dez e meia. Os atrasados demais que se virem como puderem depois.
O atraso do jantar também pode ser culpa sua. O que é ainda pior. Por isso, nada de esculpir legumes ou fazer origamis com maços de salsinha só para exibir seus dotes de chef para os amigos. Cozinhar junto com os amigos é ótimo. Mas iniciar o pré-preparo dos ingredientes com todos presentes já é um pouco demais. Deixe tudo semi-pronto e divirta-se à beira de fogão com a ação do preparo do prato, se for o caso.

Vale ainda lembrar...

Não se esqueça do básico de qualquer festividade doméstica: rolos de papel higiênico extras no banheiro, toalhas secas à disposição dos convidados sempre (nada menos reconfortante do que tentar enxugar as mãozinhas numa toalha ensopada) e, no caso de festas etílicas, engovs e similares à vista dos convidados – para evitar desastres ainda maiores do que um convidado descontrolado.
Cenas de sonolênia explícita estão totalmente fora de cogitação. Inventou moda? Então segure a onda! Se preciso for, apele para mais um refil de café forte, um energético de emerência, guaraná em pó. O importante é manter-se animada até o último convidado dar adeus, feliz da vida por ter passado momentos ótimos entre os amigos. Se a sua receita sair divina, melhor ainda!"






(fotos originais dos site)

Vocês costumam receber seus amigos em suas casas? Gostam de festinhas improvisadas, reunião entre amigos, familiares? E como você dispôe as mesas?
Aqui em casa o que dá certo é a informalidade, não adianta colocar pratos e marcadores de lugares, pois sempre vem mais gente e a casa é pequena (e alugada aff, eu sempre me lembro), e você, como faz para dispor os quitudes?

Kiss

3 comentários:

  1. Amanda,

    é para falar a verdade? Não gosto de receber. Me estresso muito, me desgasto deixando a casa em ordem para a ocasião, chega na hora estou quebrada, me desgasto com tudo e não consigo manter o pique. Agora, se for para eu organizar um evento em outro lugar para 10, 100 ou 300, em que minha função é deixar tudo perfeito e não ter que ficar me preocupando em fazer sala e cuidar da panela, faça na boa e com perfeição.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda!
    deixei um selinho no meu blog pra vc...
    Bjs
    http//Tiamaluca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. [url=http://www.alvodireto.com/]anuncios gratis[/url]


    [url=http://www.alvodireto.com/]classificados correio braziliense[/url]

    ResponderExcluir