segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Costela na panela de pressão

Achou que iria encontrar uma receita incrível não é?! Mas na verdade é um dilema culinário!
Estava mais ou menos programado (rs) de fazer esse final de semana a tal costela no bafo, só que na panela de pressão. Bom, como eu sou iniciante em tudo (aff), estava muito feliz, já tinha encontrado a receita na internet, etc. Porém na sexta-feira passada almoçando com minha tia, dei uma de esperta e comentei com ela sobre o programa e... Temor!!! Ela se assustou com a receita. Eu, muito calmamente, já entrando em pânico, fiz um olhar de "por que" e ela então respondeu: "essa receita não vai água? Não pode colocar na panela de pressão sem água se não ela explode". Depois desse momento a receita se tornou algo horrível... Então como uma boa menina com recursos incríveis a minha disposição, fui procurar no santo Google, e havia várias receitas de costela na panela de pressão sem água, umas mais bem explicadas que outras (não confiem nas receitas do site da Ana Maria Braga porque eu encontrei 2 receitas lá que estavam escritas como se o autor quisesse "zoar" etc, infelizmente acredito que o site não tenha um controle de publicação das receitas dos leitores). Aí decidi então procurar algo no tema "panela de pressão sem água", e foi péssimo também, recomendações e mais recomendações de que sem água não se deve cozinhar.

Bom, vocês já fizeram algo do tipo? Colocaram na panela de pressão sem a bendita água? Me contem!!

Essa aqui é a receita que eu mais gostei ó, e também a fotinha mais inspiradora Hummmm:


Ingredientes:
1 kg de costela vaca meio magra
1 tablete de caldo de carne

Modo de preparo:
1. Coloque a costela e o caldo na panela de pressão, espere abrir fervura e deixe cozinhar por 10 minutos (não precisa de água)
2. Abra a panela mexa, para que o caldo mistura com costela
3. Feche a panela e deixa abrir fervura novamente e deixa cozinhar por 20 minutos
4. Pronto é so servir
5. Atenção: na hora de preparar vai cheirar queimado, isso é normal
6. a costela tem que ser meia magra, fica parecendo churrasco e se for gorda junta muita água fica parecendo cozida

Bjss

10 comentários:

  1. Amandaaaa *_*

    Adorei o selinho viu?
    acabei de postar no meu blog e já repassei hehehe.

    E o natal ein?

    bj bj

    (:

    ResponderExcluir
  2. Amanda,

    Eu sempre faço a costela sem água na panela de pressão, primeiro frito bem com cebola e alho e depois coloco os demais temperos que eu quero, geralmente são tomate, pimentão e algumas ervas e temperos, além de um pouco de molho de tomate, fecho a panela e deixo por um tempo, só tem que ter cuidado para não queimar.

    Beijos e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca vi alguém fazer algo na panela de pressão sem água (ou algum liquido)...
    Como o caldo de carne vai se misturar com a carne se não tiver algo?
    Eu não arriscaria...

    ResponderExcluir
  4. Amanda eu tenho um segredinho e vou compartilhar com você, mas promete que faz desse jeito que tudo vai dar certo, depois me conta o resultado.
    Eu faço a costela minga assim, corto em cubos ou seja no ossinho separo, forro uma panela de pressão com ela. Costumo colocar o ossinho para baixo para depois ficar mais fácil na hora de lavar a panela. Bom, aí eu corto em duas a linguiça toscana (aquela grossa e temperada que algumas marcas dizem ser para churrasco)cubro com ela a segunda camada, para dar um toque extra coloco agora em rodelinhas um pedaço de linguiça defumada e alguns cubinhos de bacon. Feche a panela e quando pegar a pressão conte exatamente 25 minutos e é só abrir e comer com um arroz branco, saladinha verde e claro cerveja bem gelada, rsrsrs...
    Percebeu não foi sal e nem água, há nem azeite.
    Espero que tenha te ajudado.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Amanda minhas artes como vc sabe, são as artes não culinárias e como adoro uma costela, vim correndo... só que quando pensei em dizer q era melhor não arriscar, vi o comentário da Cintia,,, então se ela falou é pq pode, arrisca e fica bem longe da panela, se ficar bom conta pra gnete,rs. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Postagem estonteneante neste local, opiniôes como aqui vemos dão vida ao indivíduo que reflectir neste sítio !!!
    Realiza mair quantidade do teu blog, a todos os teus visitantes.

    ResponderExcluir
  7. A carne, a linguiça, os temperos (conforme cada caso) vai produzir a água necessária para o cozimento, já fiz várias vezes e sempre dá certo, não deixo mais que 20 minutos na pressão~, senão cozinha muito. Ah costumo aproveitar e já colocar a mandioca por cima de tudo, ai tenho o almoço completo.

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Já fiz esta receita de costela minga sem água
    e ficou uma delicia.

    segue a receia.

    2-kgs de costela nao muito gorda
    2-cebolas cortadas
    5 ou 6 tomates sem pele

    Corte a cebola em fatias, tira a pele dos tomates, sal a gosto na costela e pimenta calabresa e outros temperos que prefererir.

    Coloque a cebola no fundo da panela,
    a costela com o osso enscontados nas laterais da panela, fazendo com que fique um espaço no interior para colocar os tomates.

    Cozinhe por 40 minutos, abra a panela e verfique como que esta o cozimento, depois deixe mais ou menos uns 20 minutos para dorar .
    Pronto esta feita a sua costela na pressao sem água.

    OBS. nao é necessário água porque a cebola e o tomate tem muito liquido..

    blz..
    Fica uma delicia.

    smsfoz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Sempre faço essa. Fica igual churrasco e não há perigo algum da panela explodir:

    2 quilos de costela
    2 cebolas médias cortadas em rodelas grossas
    2 cubos de caldo de costela

    Modo de fazer: forrar a panela de pressão com as rodelas de cebola, colocar a costela intercalando com o caldo de costela picado. Fechar a panela e levar ao fogo alto e assim que abrir fervura, abaixar o fogo e contar 40 min.

    ResponderExcluir
  10. pode-se colocar batatas?

    ResponderExcluir